Drauzio – Um dos grandes benefícios do exercício físico é a sensação de paz e tranqüilidade que a pessoa experimenta depois de praticá-lo. De onde vem essa sensação?
Turíbio Barros – O exercício físico libera, no cérebro, substâncias que proporcionam a sensação a que você se refere. São as endorfinas, neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.Em outras palavras, a liberação de endorfina, somada à melhora da auto-estima proveniente da sensação de estar fazendo algo em benefício da própria saúde e bem-estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física.
Pois é...
Depois de muito relutar, eu me matriculei numa academia. Hoje começo a malhação, com muitas expectativas. Quero perder uns dez quilos. Sei que a meta é ambiciosa e alguns podem dizer que eu não preciso perder tanto. O fato é que eu preciso sim. Minhas roupas estão apertadíssimas, me sinto feia, me sinto fora de forma e tenho saudade da época em que eu tinha uns 15 kilos a menos (e olha que nem faz tanto tempo, só uns cino anos). Então, perder 10 kilos tá bom.
O que está em jogo não é única e exclusivamente a minha vontade de voltar à bela forma. Também estou em busca de endorfina. Isso mesmo: sentir prazer, suar, liberar toxinas e torcer para que, junto com essas toxicinas, também saiam esse monte de besteira que fica passando pela minha cabeça.
E vamos ver no que vai dar. Amanhã tem o primeiro capítulo da novela "Em busca da endorfina perdida". Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário